Páginas

Cinque Terre – Parte II


Corniglia, Vernazza, Monterosso al Mare                                                             fotos by: Ira                                                        

Comecei meu dia no Parque Nacional CinqueTerre por Rio Maggiore, de onde segui caminhando pela trilha da Via Dell’amore até Manarola
Depois do almoço prossegui, de trem, até a primeira parada, Corniglia. Que só conheci, como todos os turistas que chegam à estação ferroviária local, depois de escalar os mais de 380 degraus, pois a cidadezinha fica lá em cima. Penhascos entre o azul do céu e do Mediterrâneo, sendas e caminhos sinuosos, vinhas, oliveiras, muros de pedra, paisagens envolventes e eu no meio dela.
Corniglia



          Corniglia fica aboletada no topo de um íngreme promontório, em meio às vinhas, num ponto privilegiado a centenas de metros acima do nível do mar, de onde se pode ver todas as outras vilas das Cinque Terre. Seu forte é a agricultura. Vi típicos trabalhadores pelas encostas interromperem seu trabalho na lavoura para dar informações a mochileiros que, com seus mapas na mão, perdiam-se na encruzilhada de alguma trilha. Percorrendo a vila, vê-se a igreja local, construída em 1334 sobre um prédio antigo, que salienta o peculiar misto de gótico e barroco da região.


















                                            foto by: (www)
Vernazza

          Próxima parada, Vernazza, bem movimentada. Seu centro histórico  preservado mostra uma arquitetura antiga de ruelas estreitas cheia de arcadas, abóbodas e portais. Construções defensivas e um castelo atestam a antiga importância do vilarejo. Ao lado do porto, numa rocha frente ao mar ergue-se a igreja Santa Margherita d’Antiochia, em estilo gótico, encimada por uma torre sinaleira de 40 metros.                                                                       
                   fotos by: Ira
Monterosso al Mare


     Para encerrar o dia, enfrento mais alguns minutos no vagão de um trem que me leva a Monterosso al Mare, a mais ocidental e mais povoada das vilas das Cinco Terras. As praias locais (há uma bem atraente em frente à estação ferroviária) são as mais procuradas pelos turistas. Parecem verdadeiros refúgios entre ruínas medievais, vinhas, olivais e águas cristalinas. Monterrosso era cercada por 13 torres, das quais restam apenas três ou quatro.

          No final do dia retornei a Gênova, naturalmente cansada mas convencida de ter percorrido um dos mais belos itinerários da minha vida. Ter insistido em conhecer as Cinque Terre valeu como uma viagem à parte. Minhas escolhas, algumas ao acaso, dicas de amigos, outras por mera simpatia com a sonoridade de um nome, renderam-me um roteiro único. Assim, fui parar nas Cinque Terre.
---
Dicas/experiências:
Turismo – (www) – (www) - (www).
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário