Páginas

Porto Seguro


Caminhos da nossa História                                                             fotos by: Ira

          
          Foi em Porto Seguro, no sul da Bahia, que os portugueses primeiro desembarcaram quando chegaram ao Brasil em 1500. A cidade – hoje Monumento Nacional - é um dos destinos turísticos preferidos de quem visita a Bahia, juntamente com a vizinha Santa Cruz Calábria, onde foi realizada a 1a. Missa. Conheci esses sítios históricos com um grupo de amigos durante um minicruzeiro de navio pela Costa Brasileira.
          



          De escuna, chegamos à baía de Porto Seguro, de onde já se vê o casario colorido a poucos passos da praia. A localidade mantém um perfil que remete às primeiras casas e igrejas da então capitania. São as mais antigas construções do Brasil colonial. Atmosfera primitiva, terrenos de grama, ruas de chão batido, pequenas praças. 



          O comércio do município apoia-se no turismo. Casas e tendas de artesanato oferecem produtos locais e peças de trabalhos indígenas à base de madeira, casca de coco, palha e sementes, entre outros.
                foto by: (www)
Marco da Posse (em 1o. plano), Casa de Câmara e Igreja  Matriz 
         

          Um guia local se oferece para nos prestar informações sobre o Centro Histórico. O principal conjunto arquitetônico é formado pelo Marco da Posse (instalado pelos portugueses em 1503), a Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena (padroeira da cidade), mais a Casa de Câmara e Cadeia. O Marco da Posse era usado para demarcar as terras e registrar a propriedade da Coroa Portuguesa sobre a região. Os prédios são restaurados e preservados.
          






          Uma grande cruz de madeira no centro da praça marca o local onde teria sido rezada a 1a. Missa. Mas os historiadores afirmam ter sido no município vizinho, Cabrália.





         









          Na divisa com o município de Santa Cruz Cabrália, em Coroa Vermelha, um monumento à beira da estrada atrai a atenção dos turistas (e a nossa, óbvio), param todos para uma foto. 
          É uma homenagem à 1a. Missa do Brasil. Próximo ao local tem uma aldeia indígena Pataxó, descendentes das tribos ancestrais que habitavam a região desde os tempos do Descobrimento.


 (Se não foi invenção de José de Alencar, talvez meu nome  tenha origem  Pataxó)












          Ah, eles emprestam adereços para a gente tirar fotos. Mas, nem no carnaval eu convenceria como Iracema Pataxó.




O litoral de Porto Seguro conta com várias praias e, para quem dispõe de mais tempo, vale conferir pontos próximos, alguns bastante famosos como Arraial d’Ajuda e Trancoso.
 --- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário