Páginas

Cannes


Passeio na Capital do Cinema                                                                               fotos by: Ira

                    Ah, eu queria muito conhecer as famosas praias da Riviera Francesa (também chamada Côte d’Azur), paraísos frequentados por astros, Vips, milionários e aspirantes a alguma dessas posições. Aproveitei a estada em Nice e, de trem, fui até Cannes, sede do famoso Festival Internacional de Cinema. Tive minha cota de sol (dizem que no inverno o lugar perde muito do seu charme) e conferi a orla do Mediterrâneo em longa caminhada pela baía apinhada de banhistas. Nenhum famoso, no entanto, atravessou meu caminho.
Palais des Festivals
          
          

                  Meu script previa transitar pela Boulevard de La Croisette e, seguindo adiante, fui parar no Palácio dos Festivais (tantas vezes visto em filmes e fotografias). Pena que cheguei uns dois meses atrasada, gostaria de ter visto o burburinho completo.
                   O festival ocorre todos os anos, geralmente em maio (o próximo está previsto para o período de 19 a 26 de maio de 2013), e atrai a Cannes celebridades internacionais ligadas ao mundo do cinema. 
           Ainda estavam ali alguns dos tapetes vermelhos que recobrem as escadarias por onde passam astros e estrelas, até ensaiei algumas fotos, mas nem sombra dos paparazzi. 
Rua na parte histórica de Cannes (Le Suquet)



          Fosse milionária, teria ido às compras, pois boutiques e lojas de preços assustadores fazem parte dos principais atrativos locais. Obviamente movida pelo turismo de luxo, Cannes é repleta de hotéis e restaurantes sofisticados. 





          


                    Não por acaso se vê no porto um “mar” de barcos e iates luxuosos, afinal a cidade sedia um conhecido show náutico (Show Internacional de Barcos em Cannes).
          




                         Fiquei mesmo pelos quiosques e barraquinhas ao longo da praia, aproveitei para tomar um sorvete. Nos arredores da orla vi grandes avenidas, pinturas e cartazes fazendo referência a personagens célebres que já passaram pelo Palácio desde o início dos festivais (na década de 1940). 
               
          
               Para fazer render meu pouco tempo, embarquei num city tour num trenzinho com saída ali na praia mesmo e que leva à parte antiga da cidade passando pelos principais pontos turísticos.
                  Durante o trajeto, ele faz breve parada numa colina (Place de la Castre), de onde se tem uma vista panorâmica bem interessante.
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário