Páginas

Faro

O discreto charme do Algarve                                                 fotos by:Ira

          Determinada a conhecer o máximo que pudesse das diferentes regiões de Portugal, parti de Lisboa de trem em direção ao sul e cheguei a Faro, capital da região do Algarve.           Ela sustenta seu charme nas referências às dominações romana e mourisca, nos marcos remanescentes da era Medieval, no cais que emoldura o pôr-do-sol e no Parque Natural da ria Formosa, entre outros atrativos. O aeroporto local é o segundo maior portal para a entrada de estrangeiros no país, atrás apenas de Lisboa.

          



          No Museu Municipal, destaque para D. Afonso III, primeiro monarca a usar o título de Rei do Algarve. Faro foi reconquistada dos muçulmanos durante seu reinado e o Algarve foi incorporado ao reino de Portugal.


Ponto inicial para os diversos percursos é o Arco da Vila, também chamado Vila Adentro, por onde se chega ao centro histórico da cidade ainda parcialmente intramuros. 
O Centro de Informações Turísticas fica bem ao lado desse Arco, facilitando a obtenção de informações, mapas e indicações de tours. 



          No alto das torres, grandes ninhos de cegonhas chamam a atenção dos visitantes e anunciam a primavera.








O arco é uma antiga entrada medieval para a vila do castelo e portal de um pequeno túnel que nos conduz para o emaranhado de pequenas ruas curvas e graciosas, com agradáveis cafés, casas de doces e restaurantes.






Ao longo dos calçamentos, em vez das habituais flores ou arbustos, se vê muitos pés de laranjeiras carregados de frutos.

No Paço, a Igreja de Santa Maria (Sé Catedral) é o edifício mais antigo da cidade, erigido sobre um antigo templo romano que serviu também de estrutura para uma mesquita muçulmana. 
Subir na torre sinaleira garante uma vista espetacular de Faro e da ria Formosa.  




Aqui encontrei as obras mais barrocas de todos os barrocos que já vi na vida (alguns, pois tenho predileção pelo estilo). Capelas emolduradas com azulejos acrescentam mais um item ao conjunto.






No claustro ao lado, a surpresa de conhecer uma capela de ossos (elas existem em diversos países, construídas com corpos exumados de cemitérios superlotados).



Do lado de fora das muralhas árabes primitivas,  há uma cidade moderna, com um comércio ativo e diversificado. 
Um dos pontos privilegiados é o Cais Portas do Mar, repleto de barcos e que oferece um espaço privilegiado para uma caminhada, especialmente quando o sol se põe e reflete na marina.



Ilha Deserta

Do cais, partem barcos de transporte, passeios turísticos, de pesca e de excursão pelos canais da ria, que levam até as ilhas próximas: Deserta, Farol e Culatra. O Parque Natural da Ria Formosa é refúgio de aves migratórias e um convite para observação da vida selvagem.
Ilha Culatra