Páginas

Cantuária (Canterbury)


Caminhos da Literatura                                                                                        fotos by: (www)
Canterbury









           De Canterbury, além da inspiradora atmosfera de aldeia medieval e de sua majestosa catedral, guardo o sabor indescritível de ter sido a primeira pequena cidade que conheci no Reino Unido. Como bem definiu minha filha, em cada país as pequenas cidades se parecem e conhecer uma delas é ter uma boa idéia das outras. Saímos de Londres cedinho pela manhã, peguei carona num ônibus fretado pelos alunos de uma universidade (minha filha trabalhando como guia).
          
          Em pouco mais de uma hora de percurso, chegamos ao lugarejo que durante séculos foi o destino de milhares de peregrinos cristãos. Este é o tema, aliás,  de Contos de Canterbury, do poeta inglês Geoffrey Chaucer: um grupo de peregrinos a caminho do santuário. Pena não ter feito uma pesquisa antes, teria aproveitado melhor os aspectos históricos e detalhes, especialmente da  Catedral.
          A Cantuária, no Condado de Kent, foi um importante centro administrativo romano antes de se tornar o prestigiado centro da Igreja Católica na Inglaterra. De Londres, pode-se tomar um trem nas estações St. Pancras, Victória ou Charing Cross. Da estação local, uma pequena caminhada leva ao centro da cidadezinha, cujo coração é a Catedral.
          Santo Agostinho teria chegado a Canterbury em 597 como missionário, enviado pelo Papa Gregório para converter os anglo-saxões ao cristianismo. Ele teve sucesso, criou a diocese da Cantuária e foi seu primeiro arcebispo. Outro arcebispo, Thomas Becket, foi assassinado no interior da catedral, sendo canonizado alguns anos depois. A partir de então, o local começou a atrair visitantes, transformando-se no centro de peregrinação mais importante da Europa.                                                                         foto by: Isadora Pamplona 
Corredores do claustro da Catedral de Canterbury
          
          O prédio, construído em 1070 sobre as ruínas de uma antiga capela, ampliado e reconstruído várias vezes, acumula diversos estilos arquitetônicos. Depois de um incêndio em 1174, foi reconstruído com desenho gótico e inclusão de arcos botantes e pontiagudos. Abriga uma cripta românica do século 11 e seus vitrais, dos séculos 12 e 13, representam histórias medievais e ilustram milagres atribuídos a St. Thomas.
                               
foto by: (www)
Santo Agostinho
          


          A catedral, a Abadia de Santo Agostinho e a Igreja São Martinho estão arroladas como Patrimônio Mundial da Humanidade. Durante a Segunda Guerra Canterbury sofreu destruições causadas pelos bombardeios aéreos, mas os vitrais foram preservados, pois haviam sido removidos pelos habitantes e a catedral não sofreu maiores danos. Assim, muitas peças originais ainda podem ser vistas. Destaque para a beleza dos jardins circundantes.
          A parte antiga da cidade mostra ruazinhas e parques encantadores. Os jardins públicos das proximidades da catedral são repletos de caminhos para passeios até às margens do rio Stour, que se destaca na paisagem enfeitada por salgueiros e flores silvestres. São oferecidos tours de barcos que deslizam suaves pelo canal e pelas curvas do rio, ao lado de patos, cisnes e seus filhotes. Andar a pé é também uma boa forma de conhecer a cidade.
---
Dicas/experiências:
Turismo: (www), (www), Catedral (www).
http://viagemreinounido.wordpress.com/
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário