Páginas

Liverpool, tour na terra dos Beatles

A cidade que“respira” o clima do rock e da sua mais famosa banda 
                                                                                                             fotos by: Isadora Pamplona         
Lais e eu, em visita sentimental ao Cavern Club

Liverpool, a terra dos Beatles e dos famosos times de futebol (os rivais Everton e Liverpool). Cidade bonita, movimentada, com gente alegre pelas ruas para onde aflui o burburinho dos pub. São tantas as atrações ligadas aos Beatles que a gente quase respira rock: Cavern Club, Strawberry Field, Eleanor Rigby, está tudo nos roteiros dos tour. Fizemos um de táxi, devidamente equipado com músicas temáticas que iam dando pistas sobre as próximas paradas.
Strawbarry Field


A guia-motorista nos levou aos pontos principais, onde parávamos para ouvir os relatos sobre os personagens da história local: a casa onde nasceram, onde estudaram, se conheceram. Há ainda o museu da História dos Beatles. Vale dar uma passada no Cavern, talvez o clube mais famoso do mundo desde o início dos anos 1960. Descer as escadarias até o porão e ouvir as mesmas músicas sendo executadas por uma banda cover naquele palco é uma experiência gostosa ainda que matizada de nostalgia. 
Uma visita ao Museu Marítimo, no Albert Dock, vale pelas informações e peças sobre a vida no mar, o porto local e o Titanic. O nome da cidade estava pintado no casco do transatlântico que, embora tivesse partido de Southampton, foi construído por empresa que tinha sua sede em Liverpool. Do alto da Catedral de Liverpool, depois de subir em dois elevadores sucessivos, mais 108 degraus, se tem uma visão panorâmica da cidade e do rio Mersey.   
Descrita pelo Patrimônio Inglês como “a mais bela cidade da Inglaterra”, Liverpool possui muitos prédios históricos por ter sido um importante porto do Império Britânico e sua zona portuária integra o patrimônio da Unesco. A cidade abriga a mais antiga comunidade chinesa na Europa, sendo que os primeiros moradores da Chinatown local chegaram como marinheiros no século XIX. Durante a 2ª. Guerra Mundial, a cidade sofreu dezenas de bombardeios e teve parte do seu patrimônio destruído.
Ficamos cinco dias, mas se desse poderíamos ficar mais e ainda teria coisas interessantes a fazer. De lá, seguimos de trem para Edimburgo.
Portal Chinês
---
Dicas/experiências:
Informações turísticas: (http://www.visitliverpool.com)

Atrações: BEATLES- Fab Four Táxi Tour – Por ₤ 50 (para até cinco passageiros), o giro dura aproximadamente três horas e inclui passagens por locais que fizeram parte da história do grupo: maternidade em que nasceu John, onde os rapazes passaram a infância, estudaram, se conheceram, mais Penny Lane, Straberry Field, St. Peters Church, Eleanor Rigby, entre outros. Tudo embalado pelas músicas dos Beatles e com direito a breves paradas para fotos (www.beatlesfabfourtaxitour.com)

Alojamento: ficamos num albergue próximo à estação ferroviária Lime Street Station, em localização boa que permitia passeios a pé ao centro da cidade e a atrações interessantes. O Hatters Liverpool Hostel funciona num edifício antigo em estilo gótico. Ficamos num quarto para três pessoas, com ótimo banho e café da manhã incluído. Descobrimos que o casamento de John Lennon foi realizado num cartório que funcionava no prédio ao lado.
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário