Páginas

Los San Fermines - Pamplona - El encierro - Parte 2

2o. Dia das festas - Corridas de Touros                                          fotos by: Ira

          As corridas de touros (Encierro) são talvez o aspecto internacionalmente mais conhecido do Festival de San Fermín, em Pamplona. Pamploneses e turistas mostram disposição para correr por alguns minutos na frente dos touros que saem em disparada pelas ruas estreitas.  
          Os animais passam a noite num curral na parte mais antiga da cidade. Quando soltos, na manhã seguinte, eles entram numa espécie de brete que conduz até a arena. O percurso tem pouco menos de 1 kilômetro e os corredores podem safar-se, em caso de perigo, rolando por baixo ou pulando as cercas protetoras.


      Ao final do percurso, os touros entram na arena junto com os corredores
          
          Assim que entram, os animais são conduzidos para os currais. A intervalos regulares, entra de novo um touro de cada vez, para que os participantes possam exibir sua coragem e destreza. Eles provocam, ficam parados em frente, saltam por cima em cambalhotas, ou agarram-se aos chifres. Cada lance mais ousado recebe os aplausos entusiasmados e gritos de incentivo do público. 
           
          A tradição reproduz a lida dos antigos pastores, que traziam seus animais dos pastos e costumavam deixá-los em local próximo da cidade. Durante a noite, os animais eram tangidos pelas ruas com a ajuda dos moradores, que estimulavam essa corrida com gritos e varas.  Aos poucos, passaram a correr na frente dos touros, como forma de divertimento mesclado ao trabalho, levando à forma atual dos festejos que distinguem San Fermín de quaisquer outros similares.

          A cada ano aumenta o número dos corajosos dispostos a participar da brincadeira. De tal forma que, tão logo é aberto o recinto onde ficam os touros, tanta gente se precipita na frente que, alguns animais correm ladeados por uma torrente humana e, há momentos em que chegam a ficar bloqueados. 
         
          Antes predominantemente formado por jovens rapazes, a turma dos corredores hoje inclui gente nem assim tão jovem e também mulheres. A única exigência é que estejam em forma, usem roupas e calçados apropriados e sigma as orientações dos organizadores.

          A curva da Estafeta é considerada um ponto perigoso, pois a rua é muito estreita, escorregadia e longa. Alguns bois se desgarram do grupo. Todo o trajeto é delimitado por cercas e tapumes, por baixo dos quais as pessoas podem rolar e se proteger em caso de perigo. As autoridades abrem e fecham essas linhas controlando o acesso dos participantes. 

          É preciso acordar cedo, pois o Encierro começa pontualmente às 8:00. Por volta das 7:00, quando chegamos, a arena já estava quase lotada.





          Depois, segue-se o desfile dos Gigantes pela Calle Mayor, embalados por música, ao ritmo de tambores e flautas. A seguir, a rua principal é percorrida por uma procissão com a imagem de São Fermín. Dela participam representantes da cidade, vestidos a caráter e em trajes de época, religiosos e autoridades locais. A população acompanha enchendo as ruas e os balcões dos prédios de alegria ruidosa e colorida.


---]
Dicas:
Para acompanhar a programação completa de 2017, clique no site oficial, aqui:
---]




Nenhum comentário:

Postar um comentário