Páginas

Festival de San Fermín (Los San Fermines) - Parte 1

Pamplona explode em festa                                                                fotos by: Ira




          Os festejos começam com um estouro – literalmente – ao meio-dia do dia 6 de julho. Na manhã seguinte, os touros começam a ser soltos diariamente nas ruas estreitas por onde os corredores se posicionam e aguardam para correr na frente quando os animais se aproximam. Em seguida, eles enfrentam os touros também na arena. O público divide-se em grupos nos balcões dos prédios ou caminha devagar pelas ruas apinhadas. A mistura de calor, bebida, música, alegria e milhares de turistas produz uma grande festa que só acaba na semana seguinte, à meia-noite do dia 14.       
Estátua de Hemingway
 no lado externo da Arena de Touros de Pamplona

          Esta atmosfera foi captada pelo escritor Ernest Hemingway na sua obra “O Sol também se levanta” (1926), fato que foi decisivo para o sucesso mundial do festival de Pamplona, no norte da Espanha. Los San Fermines têm origens religiosas, cujos sinais ainda persistem na procissão do dia 7, mesclada com o culto ao touro e sua simbologia, além de Baco, o deus grego do vinho.

Primeiro Dia - El Chupinazo

          O quadrilátero em frente à Prefeitura (Ayuntamiento) começa a receber os primeiros espectadores bem cedo pela manhã. Mas, é ao meio-dia em ponto, no dia 6, que o público exibe seus lenços vermelhos com as mãos para o alto, como se pedisse uma bênção especial. À convocação “Pamploneses e Pamplonesas, Viva San Fermín!” (em espanhol e em basco), a multidão responde “Viva!”. É então que os representantes municipais lançam o foguete (chupinazo) em direção aos céus e a festa começa oficialmente.




         


          Os lenços são então amarrados ao pescoço e o brado espalha-se pelas ruas, amplia-se e reverbera até nas montanhas que circundam a cidade. As cores oficiais da festa são branco e vermelho. Praticamente não se vê outras, exceto a cor rosa, indicando que a pessoa levou um banho de vinho para ajudar a amenizar o calor.

           









A programação para o período inclui diversas atrações, além das corridas, tais como shows, desfile de bonecos gigantes, apresentações de bandas de música e concurso internacional de fogos de artifício, espetáculo que pode ser visto em todas as noites do festival.


---]
Dicas:
Para conferir a programação de 2017, consulte o Site official aqui
---

2 comentários:

  1. Ótimas informações sobre os festejos, não conhecia.....amei! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sol, obrigada pela visita e pelo comentário. Beijoca.

      Excluir