Páginas

Aveiro

A Veneza Portuguesa                                                                   fotos by: Ira


Conhecida como a Veneza Portuguesa, por situar-se numa área lagunar, pelos canais que atravessam o centro da cidade e pelos seus barcos característicos (moliceiros), que se parecem com as gôndolas, Aveiro tem seus encantos próprios: o mercado do Peixe, as típicas casas portuguesas, prédios no estilo Art Nouveau, o mar, praias, praças e monumentos. 
Sua gastronomia é variada e tem por símbolo os doces de ovos moles.

Para quem chega de trem (a cidade fica a cerca de 50 km de Coimbra), o primeiro espetáculo visual é oferecido pela antiga Estação Ferroviária, que fica ao lado do novo prédio. 

A fachada decorada com grandes painéis em azulejos que mostram temas regionais insere-se na tipologia conhecida como “casa portuguesa”.
         

Seguindo pela avenida principal, chega-se à praça central e, a partir dali, pode-se percorrer quase tudo a pé. As ruelas em torno do canal são pródigas em feirinhas de antiguidades, casas de doces e chás, bares e restaurantes. Prédios modernos convivem com antigas casas de pescadores e armazéns de sal.


          Mas, são os passeios de barco pelos canais da ria de Aveiro que atraem e encantam os turistas. A ria é a denominação de um acidente geográfico que resulta do encontro entre as águas do rio Vouga e o recuo do mar, formando uma espécie de estuário que se estende por vários quilômetros pela costa.

Usados antigamente para a coleta de algas marinhas, os moliceiros servem hoje para passeios ao longo dos canais que atravessam a cidade e arredores. As pequenas embarcações lembram as gôndolas de Veneza, mas delas se diferenciam por serem bem coloridas, enquanto as venezianas ostentam predominantemente a cor preta.
Estátuas nas laterais da ponte
lembram os trabalhadores das salinas da Aveiro antiga


A ponte mais famosa parece ser a Carcavelos, que já serviu de importante ponto de passagem para os antigos salineiros na época. Atualmente, começou a receber a preferência dos casais de namorados que vão ao local para apreciar o pôr-do-sol, por isso passou a ser também conhecida como Ponte dos Namorados.
---

4 comentários:

  1. Parece que precisarei voltar à Portugal. Ficaram muitas cidades para trás, Aveiro entre elas. E com a tua descrição, despertou a vontade de conhecê-la. Um abraço, Ira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, venham mesmo. Se tudo der certo, em breve. Vou estar esperando. A gente planeja um tour, quem sabe alugamos uma van: tu & Getúlio, Ingri & Querido, Verinha & José.

      Excluir
  2. Portugal, ao se ver pelos teus relatos, é imponente, linda, artistica e adoravel. Não sei o por que, de se ouvir, por vezes coisas depreciativas, a respeito de Portugal. Fico encantada com tuas postagens e comentários. Sempre aprendo muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ivone. Eu mesma, não tinha muita curiosidade nem expectativas com relação a Portugal. Mas, tem muita coisa linda pra se ver. Quem sabe, ainda vens, vou ficar esperando.

      Excluir