Páginas

Filadélfia

Cidade do amor fraternal – Parte I                                               fotos by: Ira



Uma das cidades mais encantadoras para se conhecer é a Filadélfia, no estado norte-americano da Pensilvânia. Ela tem um visual impactante, é linda, animada, cheia de vida, transpira cultura e é receptiva ao visitante, fazendo jus ao seu nome (Filadélfia significa amor fraternal).
 Chamada também de “Nova Atenas, recebeu o apelido carinhoso de “Philly” e é considerada o berço da nação, por ter sido palco para a Declaração da Independência e para a primeira constituição do país.

Arranha-céus em estilos ousados refletem a arquitetura antiga dos prédios históricos, numa composição de cena bem original. A cidade foi cenário para filmes conhecidos, além do homônimo “Philadelphia” (lembro bem das imensas fachadas de vidro espelhado): “Twelve Monkeys”, “A Testemunha” e “Rocky Balboa”, entre outros.

Referência norte-americana quando o assunto é patriotismo, a primeira capital ainda reverencia seus símbolos históricos mais preciosos como o Sino da Liberdade (Liberty Bell) e o Independence Hall, onde foi assinada a declaração de independência. Este é um excelente ponto de partida para o visitante, pois o Independence Visitor Center (Centro de Informações Turísticas) fica em frente, do outro lado da rua e oferece mapas, folhetos, informações e roteiros para passeios nas cidades próximas.
Um dos pontos que mais atraem o turista é o Reading Terminal Market (mercado local), com suas lojas de souvenirs, produtos diversos e confeitarias, proporcionando um passeio agradável e ricas experiências gastronômicas. Os Amish, comunidade religiosa extremamente conservadora que vive em áreas rurais da região, vendem ali seus produtos e chamam a atenção pelos costumes e vestuário diferente, ao estilo do Século XVIII.

É possível conhecer a pé as principais atrações da Filadélfia, mas a cidade também oferece um ônibus para turistas, o Phlash (com logotipo roxo) que faz um circuito com 20 pontos de parada ao custo de USD 5 para um dia inteiro (grátis para crianças e pessoas com mais de 64 anos de idade).

                          Foto by: divulgação


Sugestão divertida é fazer um tour num ônibus anfíbio que, além de passar por vários pontos turísticos, ainda reserva um trajeto pelo rio Delaware, com direito a respingos de água, risadas e fotos vendidas ao final do passeio. 



A cidade transpira agitada vida cultural, com suas diversas faculdades de Artes. As noites têm sempre muitas pessoas pelas ruas e nas calçadas, grupos de jovens nas esquinas, bares e restaurantes lotados.

Testemunhei, ocasionalmente, muitos abraços e fiquei impressionada com isso. Diria que é a cidade em que mais vi pessoas se abraçando numa demonstração genuína de felicidade por encontrar outro ser humano, em gestos de saudações, encontros ou despedidas.


Talvez a diversidade étnica contribua para esse astral aconchegante que a cidade oferece. Há pubs irlandeses, mercados italianos, o bairro chinatown, a comunidade Amish, entre outros segmentos representativos da pluralidade social. Ou, talvez, o nome da cidade é que seja deveras inspirador.


---
Dicas/experiências:
Turismo:
Passeios de barco:  aqui -
Como chegar: para quem não estiver viajando de carro, é fácil ir de trem (Penn Station) ou ônibus (Port Authority) a partir de N. York.


Alojamento: fiquei no Independence (aqui), próximo a tudo o que eu queria ver. Gostei, especialmente, da ideia da free happy hour: o hotel oferece vinhos & queijos à tardinha, facilitando a interação, conhecer novas pessoas e até a formação de grupos para explorar as casas noturnas das redondezas.


---

4 comentários:

  1. Só tu minha amada. És uma exploradora do mundo. Te admiro muito. Dá uma v
    ontade de viajar......

    ResponderExcluir
  2. Só tu minha amada. És uma exploradora do mundo. Te admiro muito. Dá uma v
    ontade de viajar......

    ResponderExcluir
  3. Olá Ira,

    Parabéns pelos textos do Blog!

    Acabei achando seu Blog porque estava procurando informações sobre a cultura amish. Em uma ida ao Grand Canyon, os encontramos passeando por lá, e não sabia do que se tratava aquele grupo.

    Fiquei com vontade de conhecer a Filadélfia, vou deixar anotada!

    Abraços!

    Carolina Macedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina, fico contente de poder fazer o mesmo que tantos fizeram por mim: repassar aqui no blog informações para quem as procura e busca outros caminhos para trilhar.

      Boas viagens!

      Excluir