Páginas

Orvieto

Parece um cartão postal medieval                                                    fotos by: Ira


Cá estou de novo descrevendo a Itália, que tive a sorte de conhecer bastante e aprendi a amar muito. 
Entre seus tantos lugares interessantes, diferentes, envoltos em aura quase mágica, descobrir a pequena Orvieto foi uma agradável surpresa. 
Pena que, despreparados para o frio, enfrentamos uma manhã congelante, que quase nos fez entrar direto numa enoteca e lá ficar experimentando vinhos o máximo de tempo possível, desde que não fosse na rua.


De origens etruscas, erigida sobre um platô vulcânico, Orvieto fica na região da Úmbria, perto de Roma e de Florença. 
A história e a presença etrusca ainda são visíveis, como partes do muro que cercava a cidade fortificada, há mais de 2 mil anos, além de túmulos da época e vestígios arqueológicos diversos. 
Sua catedral e palácios foram construídos durante a Idade Média e, por muitos anos, Orvieto serviu de morada e refúgio para os papas. Hoje, parece um cartão postal de uma cidade medieval.


Entre as atrações do seu centro histórico, onde se chega por um funicular, estão museus, igrejas, lojas de cerâmica, enotecas, artesanato, produtos alimentícios da região, cafés e restaurantes. 
A Torre del Moro oferece uma visão panorâmica. Mas decidimo-nos por caminhadas entre as vielas, com direito a pausas e chocolate quente para espantar o frio.






Sensação estranha descer serpenteando a colina e enxergar os telhados monocromáticos em contraste com o verde do vale lá em baixo.




Mas a sensação maior foi ver o Duomo da catedral desenhado contra o azul do céu, exibindo seu perfil de mosaicos filigranados a ouro, baixos-relevos e estátuas com símbolos dos evangelistas. Das igrejas que vi, não hesito em dizer que a de Orvieto tem a fachada mais bela e vale, por si só, uma visita à cidade.

          No imenso painel dourado na vertical, com as portas de entrada, os artistas esculpiram, desenharam e pintaram em cores exuberantes a história da humanidade, privilegiando os capítulos da Criação, da queda de Adão e Eva do Paraíso, a Vida de Cristo e o Juízo Final. Ela começou a ser erguida em 1290 e demorou três séculos para ser concluída. Com isso, misturou estilos que a classificam como exemplar das arquiteturas românica e gótica.
Seu interior é igualmente rico. Dizem que os afrescos de uma de suas capelas, a da Madona de San Brizio, teriam inspirado Michelangelo para a Capela Sistina.

---
Site oficial. Clique aqui se quiser ter uma ideia melhor da Catedral.

7 comentários:

  1. Que lugar encantador! Só de ler sobre essa pequena cidade, com suas riquezas e historia, dá uma vontade enorme de sair correndo, para conferir "In loco".

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Ivone, irias gostar muito, tenho a certeza. Quem sabe... um dia...

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Irá. Veja que coincidência , tenho pensado muito em me lançar assim, como VC. Ano q vem me aposento....e intermediando cheguei a seu blog, mas não com essa ideia na cabeça..... Adorei ler sobre está nova maneira de viver q VC escolheu. Parece delicioso. Vou seguir seu blog e gostaria de poder " abusar" um pouquinho da sua experiência. Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo, internetiando.ahhh esses corretores de texto, escrevem o q querem....

      Excluir
    2. Digo, internetiando.ahhh esses corretores de texto, escrevem o q querem....

      Excluir
  4. Boa noite Irá. Veja que coincidência , tenho pensado muito em me lançar assim, como VC. Ano q vem me aposento....e intermediando cheguei a seu blog, mas não com essa ideia na cabeça..... Adorei ler sobre está nova maneira de viver q VC escolheu. Parece delicioso. Vou seguir seu blog e gostaria de poder " abusar" um pouquinho da sua experiência. Abçs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ligia. Bem-vinda!

    Se puder ajudar com alguma informação, ficarei feliz.

    Boa sorte e boas viagens!

    ResponderExcluir