Páginas

Windsor


Caminhos da realeza                                                                             fotos: Isadora Pamplona

          Entre os passeios de um dia nos arredores de Londres, Windsor agrada aos que gostam das atrações ligadas à monarquia e ao estilo de vida tradicional dos britânicos. A cidade, às margens do rio Tâmisa, já foi sede da realeza e seu castelo é, atualmente, o preferido da rainha Elizabeth para os finais de semana.
          Os pontos turísticos incluem instituições como o Eton College (de 1440, que preserva até hoje o uniforme de fraque e colete) e o Hipódromo de Ascot, onde são realizadas as famosas corridas.

Castelo de Windsor
         A principal atração é o Castelo de Windsor, que tem funções de palácio (é uma das residências oficiais de  Sua Majestade, juntamente com o de Buckingham, em Londres, e o de Holyrood, em Edimburgo, na Escócia). 
          A casa habitada pela família real há mais de 900 anos é hoje o maior e mais antigo castelo permanentemente ocupado do mundo. Planejado para acomodar servos, cortesãos e militares, é um misto de cidadela, fortaleza e palácio. Dizem que a fortificação anterior sobre a qual foi erguido teria sido ocupada pelo Rei Arthur no século VI. Antigamente, a realeza usava barcos para se deslocar pelo Tâmisa de um castelo a outro entre Londres e Windsor.
       




          Para alegria dos turistas, em Windsor existe a chance de apreciar uma cerimônia de Troca da Guarda bem de pertinho.


       




          Uma excursão ao interior do castelo mostra as salas oficiais (State Apartments), aposentos  luxuosamente decorados, e a Capela de St. George, onde estão os túmulos de reis e rainhas, entre eles Henrique VIII. Numa das salas está a singular Casa de Bonecas da rainha Mary.
          











          No exterior, percorrer os gramados e alamedas proporciona um agradável passeio que pode se estender pela imensa linha reta (Long Walk) que corta o parque. Ir até ao final (cerca de 4 km) é para quem tem fôlego. 



          Antigo território de caça, o Great Park é agora uma imensa área de lazer e recreação aberta ao público. Sua paisagem é feita de colinas, pequenos bosques pontuados por árvores de carvalho, um rio, lagoas. 
---
Dicas/experiências:
Turismo: de trem, a partir da estação Waterloo (próximo ao London Eye), chega-se à estação Windsor em menos de uma hora. Dali, uma caminhada de 5 minutos por uma ruazinha leva direto ao Castelo. Dá pra comprar bilhete-combo (trem + entrada para o castelo). 
Site oficial da Monarquia Britânica: (www) -
Blog oficial de turismo na Inglaterra, Escócia e país de Gales: (www)
Great Park:  (www)
---

5 comentários:

  1. Muito bom, como sempre. Viajei junto. Bjs.
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Obrigadinha, querida: Já viajamos e vamos viajar mais juntas, tomara!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ira!
    Sua opinião e conhecimentos sobre Londres interessam muito a nossa pesquisa sobre Brasileiros que amam Londres, por isso convido você a responder a esse enquete online bem rápido e fácil https://www.surveymonkey.com/s/brasileirosemlondres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem querer ser abusiva, o enquete mais fácil de aceder assim: Questionário sobre Londres

      Excluir
  4. OK, Ana, questionário respondido. Boa sorte!

    ResponderExcluir