Páginas

Nice (Provence-Alpes-Côte d’Azur)


No coração da Riviera Francesa                                                       fotos by: Ira
Vista do Porto e do farol de Nice

          Nice é uma inspiradora cidade que me provocou irresistível paixão à primeira vista. Cheguei num finalzinho de tarde em plena temporada, pura sorte conseguir alojamento para aquela noite, seria apenas uma parada no meu caminho. Mas, fui me deixando seduzir pela atmosfera local e – de cara - desisti de partir. Percorri os hotéis do quarteirão e garanti nova reserva. Achei pouco e, no dia seguinte, retornei ao Centro de Informações Turísticas, onde, depois de muita insistência, achei vaga para mais três noites. Só então, dediquei-me a conhecer tranquilamente a chamada capital da Riviera Francesa.
Promenade des Anglais        
          
          A baía azul e ensolarada de Nice, entre as colinas e o mar Mediterrâneo, é a paisagem predileta de endinheirados, elegantes, turistas e esportistas do mundo inteiro. Em frente, estende-se a longa passarela da Promenade des Anglais, sua mais famosa avenida, pontuada de hotéis de luxo, como o Negresco, de onde a bailarina Isadora Duncan (minha eterna musa) saíu para o passeio que a levaria à morte trágica. Pelo calçadão, desfilam pedestres, corpos bronzeados, madames, cães exóticos, casais enamorados, ciclistas, garotas de patins, um verdadeiro espetáculo multifacetado e multicolorido quando sob a luz oblíqua do pôr-do-sol.
          Em volta, estendem-se belas praias, largas avenidas, ruas estreitas (na Vieux Nice, patrimônio barroco), prédios com arquitetura da Belle Époque, restaurantes, museus e marcos históricos. A cidade tem ainda Festival de Jazz, competições esportivas (semi-maratona, Open de Tênis e Ironman) e – dizem – um carnaval que está adquirindo fama internacional. Entre os que primeiro se renderam aos encantos de Nice estão Scott Fitzgerald, Toulouse-Lautrec, Renoir, Marc Chagall, Henri Matisse e Pablo Picasso.
          
          Escolhi uma programação bem básica, começando pela Catedral Ortodoxa Russa de San Nicolau. Tentando me acertar com um mapa, identifiquei uma pessoa na mesma situação e pedi informações. Assim conheci Larissa, que seguia para o mesmo lado. Fizemos bons passeios juntas, subimos a colina de Cimiez para visitar os museus Matisse e Chagall e, no dia seguinte, pegamos um trem para Mônaco/Monte Carlo. Russa, Larissa deu interessantes explicações sobre aquela igreja e, meses depois, transformou-se em gentil cicerone quando visitei Moscou.
          
          Da Promenade enxergava, na ponta da praia, uma grande cascata, águas escorrendo do alto de um morro, em meio à mata, sem imaginar - de longe - que o local fosse acessível. Só fui conferir  porque recebi mensagem de uma amiga avisando para “não perder”.  No dia seguinte, caminhei até ao sopé da Colina do Castelo, antiga cidadela que deu origem a Nice e onde ainda se pode ver ruínas entre a vegetação.
          
          
          Do alto, uma surpreendente vista da Baía dos Anjos, da Promenade, dos edifícios ocres e seus telhados vermelhos característicos,  do centro histórico (com resquícios da cidade medieval) e do porto. Dá para subir num elevador na praça Garibaldi, mas preferi a trilha a pé e suas (muitas) escadarias.

Place Massena
          
          Aproveitei uma das formas divertidas (adoro) de conhecer vários recantos locais pegando um trenzinho turístico. O itinerário inclui a parte histórica da cidade, Mercado das  Flores, Praça Massena (principal) e Praça Garibaldi, com direito a breve parada no alto de uma colina para observar o porto e a Baía dos Anjos. Construída na década de 1840, a Praça Massena é um amplo espaço público que recebeu renovação recente, com instalação de obras de arte.         
          Nice fica a 30 quilômetros da fronteira com a Itália e a gastronomia é um dos pontos altos da região, nas versões mediterrânea, provençal e italiana com seus frutos do mar e bons vinhos. As opções mais econômicas são encontradas na parte antiga da cidade. No mercado do Cours Saleya dá para experimentar a culinária niçoise preparada na hora, num imenso pavilhão repleto de locais simples espalhados por entre tendas de frutas, legumes e verduras.
 Monumento a Giuseppe Garibaldi,
nascido em Nice
          De Nice, é fácil fazer passeios pela vizinhança charmosa: Principado de Mônaco/Montecarlo, Saint Tropez e Cannes.
---
Dicas/Experiências:
Turismo: (www
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário