Páginas

Antuérpia (Antwerpen/Anvers)


Cidade dos diamantes e da moda                                                                         fotos by: Ira
Praça Central, Antuérpia

          Quando morei em Porto Alegre, da janela do local de trabalho eu podia ver o cais, a movimentação nos cargueiros atracados, o perfil dos guindastes. Este nome sonoro, Antuérpia, ficou nos porões da memória junto com a lembrança de uma colega de escola, belga (Hilda), cujos pais vieram parar no Brasil fugidos da invasão alemã durante a Segunda Guerra. Conhecida como centro de lapidação de diamantes, esta é a segunda maior cidade da Bélgica, é referência em moda e design e seu porto comercial é um dos maiores do mundo.
        




          Conhecer a Antuérpia foi muito bom (não sei qual ligação tenho com cidades portuárias, adoro). Infelizmente, não conheci o porto comercial, distante vários quilômetros do centro histórico.  Mas, a beleza da estação central me deixou deslumbrada. É grandiosa, parece um palácio, uma catedral, faz valer o passeio. É ela mesma uma atração. No seu interior tem um quiosque onde se pode obter mapas da cidade e informações turísticas. Construída em 1905, é considerada uma das mais belas estações de trem do mundo.
Estação Central, Antuérpia
          Saindo da estação, uma das atrações locais é um grande zoológico. Nos arredores ficam o bairro judeu e a famosa rua dos diamantes, mais a avenida principal (Meir), repleta de lojas e que leva direto ao centro histórico com ruelas estreitas e sinuosas. Muitos pedestres, pois o acesso aos automóveis é restrito. A profusão de cartazes e letreiros em neon dá um ar estranho que parece destoar da arquitetura medieval dominante e – maravilha! – construções em estilo rococó.
Fonte de Brabo
          
          



          Em frente à prefeitura tem uma fonte e a estátua do herói Brabo. Segundo o folclore local, Brabo lutou com um gigante que aterrorizava a cidade, cortou-lhe a mão e atirou-a ao rio. Daí o nome Antwerpen (hand werpen = cortar a mão). Ali perto fica a praça principal (construída em 1565), o grande mercado (Grote Markt) e a Catedral de Nossa Senhora. 









Catedral de Nossa Senhora




               

          Em estilo gótico, a Catedral de Nossa Senhora é a maior da Bélgica e em seu interior, além dos belíssimos vitrais, abriga exposições de arte. Foi construída entre 1352 e 1521.
          












Tríptico A elevação da Cruz,
 
Peter Paul Rubens
          Entre as obras expostas no interior da catedral, as principais atrações  são vários quadros do pintor barroco Peter Paul Rubens. A mais admirada é A Descida da Cruz, considerada sua obra-prima. Ali estão também os painéis A elevação da Cruz e A Assunção da Virgem.
          






          Dediquei um pouco de tempo às demais atrações da cidade, já que, para além dos diamantes, da moda, e das compras, a  Antuérpia integra o paraíso belga, terra do chocolate, da cerveja e da boa comida.






---
Dicas/experiências:
Turismo – (www)
Obras completas de Rubens – (www
Página Peter Paul Rubens (www)
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário