Páginas

Marselha


Portal da Provence                                                                                                  foto by: (www)
Intérieur du port de MarseilleClaude Joseph Vernet (1754),
             Óleo sobre tela, Musée National de la Marine
                                    Dépôt du Musée du Louvre

          A pintura de Vernet se parece com a idéia que eu havia construído para mim mesma do Vieux Port de Marselha. 
     Felizmente, guardadas as proporções e a passagem dos séculos, a imagem atual sobrepõe-se quase perfeitamente ao perfil do meu imaginário.
       Cheguei na cidade cheia de expectativas, mal larguei a bagagem no hotel e corri até chegar lá, os olhos se encheram de lágrimas. Quem há de explicar?  Foi como reencontrar um amigo a quem eu não visse por longos anos. E de certa forma, foi assim, vi com meus próprios olhos um lugar que eu "conhecia" pelos livros.
Marselha, vista do alto da Basílica de Notre Dame da la Garde

          




          Ali mesmo peguei um trenzinho turístico para um passeio que leva até a Basílica de Notre Dame da la Garde, no alto de uma colina de onde se descortina uma impressionante vista panorâmica. 








          



          Misto de catedral e fortificação, com ponte levadiça e torres, o prédio tem linhas bizantinas e mármore italiano e é encimado por uma estátua dourada da Virgem com cerca de 10m. Por uma imensa escadaria chega-se à esplanada e, por toda a volta, há vários pontos de observação para ver a cidade do alto.



Vieux Port

           

                             
          
          Fundada pelos gregos em 600 a. C., Marselha mantém até hoje lugar de destaque histórico e estratégico, pois ali fucniona o mais importante porto do país. 
          O Vieux Port, por sua vez, passou a funcionar como atracadouro e ponto de partida para cruzeiros pelo Mediterrâneo e passeios às ilhas do arquipélago Friuli e às Calanques. Andar pelo cais repleto de restaurantes e pelas ruas do bairro foi uma experiência marcante.
          No embarcadouro, uma miríade de barcos, lanchas, iates e navios disputam espaço. Entre as atrações de Marselha estão a avenida La Canabiere com suas lojas e os personalíssimos bairros de Estaque e Panier. Vale ainda passear pelos portos, praias e mercados para aproveitar a variedade da gastronomia da Provence.     
          Com seus mais de 50 km de litoral, Marselha faz a alegria dos banhistas com suas praias e oferece locais privilegiados para os esportistas, com tradição em sediar eventos náuticos internacionais (iatismo, velas, regatas). A cidade será a Capital Europeia da Cultura em 2013, com centenas de manifestações artísticas e culturais ao longo do ano.
          Bom lembrar que a população local teve participação marcante durante a Revolução Francesa, quando um grupo de 500 voluntários marchou para Paris, em 1792, para ajudar a defender a causa dos rebeldes. No caminho, entoavam a canção que ficou conhecida como La Marseilleise e que foi transformada no Hino Nacional da França.
         Marselha, vista do alto da esplanada da Basílica Nossa Senhora de La Garde
---
Dicas/experiências:
Turismo:
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário