Páginas

Ilha (e castelo) d’If


Caminhos da literatura                                                                                 fotos by: Ira 
Vieux Port

          O Velho Porto de Marselha jamais seria comum, é o coração misterioso da mais antiga cidade francesa. Não bastassem sua história milenar e a importância estratégica, foi cenário de romances, filmes, poesias, pinturas. Rimbaud trabalhou como estivador no cais, o azul da baía entrou nos quadros de Cézanne. Dali partem, diariamente, cruzeiros em direção ao Mediterrâneo e barcos de passeio pelo arquipélago Friuli, bem pertinho. 

Vieux Port

          

















Castelo d’If

          

          

          A fortaleza de If, a menor das quatro ilhas do arquipélago Friuli, serviu de prisão para o personagem de O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas. 
          Com esta senha, juntei-me aos grupos de turistas do mundo inteiro que, diariamente, descem a intervalos regulares no pequeno atracadouro do Castelo d’If. 
Castelo d’If



          
          


          
          

          Mesmo sabendo que jamais existiu o prisioneiro Edmond Dantès, os turistas procuram pela sua cela e, sim, existe uma com este nome, inclusive com o túnel por ele escavado e que levava ao cubículo contíguo onde ele se encontrava com o abade Faria (momento de dar asas à imaginação e fazer fotos). 
          Muitas celas conservam placas com o nome do seu antigo ocupante devido ao peculiar costume da época de confinar os pobres em masmorras insalubres enquanto aos presos ilustres eram oferecidas condições confortáveis (mediante pagamento) em aposentos privados com direito a banheiro, biblioteca e até lareira.




          O castelo de If ganhou notoriedade com os heróis de Alexandre Dumas e tornou-se destino turístico popular. Entre seus visitantes e hóspedes mais célebres, lendários ou fictícios, constam: Mark Twain, O Homem da Máscara de Ferro, o Marquês de Sade, o general Kléber (encarcerado por ordens de Napoleão) e o conde Mirabeau.
          Até o século 16, If era apenas uma ilha desabitada que servia de eventual refúgio para pescadores. Em meados dos anos 1520, o rei Francisco I, por razões estratégicas mandou construir um castelo sobre as rochas como sistema defensivo. O local, rodeado por fortes correntes marítimas, tornou-se em pouco tempo cárcere ideal à prova de fugas. Transformada em prisão do Estado em 1634, para lá foram levados presos políticos e religiosos (protestantes), rebeldes, piratas e escravos fugidos das galés. Depois de perder o caráter de prisão, no final do século 19, o local foi aberto ao público em 1890.
          O Chateau d’If está relacionado como monumento histórico da França. A ilha de If tem cerca de 30 mil metros quadrados e é cercada por muralhas altas sobre os penhascos ao redor. O castelo ocupa um quadrado de três andares, num edifício de 28m de comprimento de cada lado, ladeado por três torres com seteiras para armas de grande porte.
Marselha, vista da ilha de If
          Desde 1971 o Arquipélago Friouli pertence à cidade de Marselha. Suas ilhas são refúgio para aves marinhas, entre elas a espécie de gaivota Cáspio que constrói seus ninhos nos rochedos ao redor do Castelo d’If. Por este motivo, há avisos para que os turistas tomem cuidado e evitem aproximar-se, especialmente quando as aves estão em épocas de procriação e podem se tornar agressivas.
          Mas, enquanto aguardávamos o próximo barco para retornar a Marselha, elas nos fizeram excelente companhia.
---
Dicas/experiências: 
Turismo: (www) - 
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário