Páginas

Porto Alegre (Viva o Centro a pé)


Caminhos de arte e cultura                       fotos by: Ira

          A capital gaúcha faz parte da minha vida. Primeira “cidade grande” que conheci. Porto onde ancorei meus sonhos ainda adolescentes e ao qual volto com a frequência das estações para novos fretes. 
          Porto Alegre é pródiga em referências artísticas e culturais e uma das maneiras que me agradam de descobrir isso são as caminhadas orientadas do programa Viva o Centro a Pé.
          Pelo trajeto, professores universitários e estudiosos de história, arquitetura e artes dão verdadeiras aulas e vão narrando aspectos importantes da cidade e de seu centro histórico em processo de revitalização: ruas, prédios, monumentos e épocas. As caminhadas são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, com ponto de partida no totem do Caminho dos Antiquários na Praça Daltro Filho. É preciso fazer inscrição prévia (site:e doar um quilo de alimento não-perecível.
     Praça da Matriz, Porto Alegre,
     Monumento a Júlio de Castilhos
          



          
          Décadas depois de ter saído de Porto Alegre, é com satisfação que percorro de novo aquelas ruas dedicando a tudo um olhar mais curioso, mais atento, mais interessado, agora como turista. Já consegui encaixar vários passeios  nas minhas curtas estadas e, entre outras atrações, conheci melhor a Praça da Matriz e seu entorno (Palácio Piratini, Catedral, Solar dos Câmara), o Aeromóvel (com a presença do criador, Oscar Koester, que até deu entrevista) e a Igreja das Dores (com brinde de audição de um quarteto de cordas naquele cenário privilegiado).
          






---
         

          O último passeio do qual participei teve um roteiro um pouco diferente: o grupo foi acomodado num ônibus que nos levou até os cemitérios da Santa Casa e Evangélico. Sob orientação da Professora Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho, pesquisadora da arte funerária, a proposta era contemplar os aspectos históricos das obras que compõem o acervo de ambos os locais.


Monumento a Júlio de Castilhos
(detalhe frontal, obra de Décio Villares,

mesmo autor do monumento da Praça da Matriz)


          


          Semelhante ao que se encontra no Père-Lachaise, em Paris, ou no La Recoleta, em Buenos Aires, as duas necrópoles guardam tesouros em obras e monumentos de personalidades políticas e artísticas que fazem parte da história gaúcha e do país.
          O cemitério da Santa Casa de Misericórdia foi o primeiro cemitério público “extra-muros” e é, ainda hoje, o maior da cidade. Foi construído em 1850, de acordo com os preceitos higienistas da época, em região alta e descampada, em substituição ao costume anterior de sepultar os mortos junto à igreja. 
Monumento a Otávio Rocha


          A arte tumular ocorreu em Porto Alegre no período entre o final dos anos 1800 e 1940, atraindo artistas estrangeiros e artesãos locais. Era o  apogeu do governo positivista, cujo pensamento inscrevia-se em monumentos públicos e jazigos imponentes em torno dos quais realizavam-se verdadeiros cultos cívicos. Destaques para os mausoléus de Júlio de Castilhos, Pinheiro Machado e Otávio Rocha.
Estádua (em tamanho natural)
do cantor Vítor Matheus Teixeira
 (Teixeirinha)

          
          


          
          O acervo escultório do Cemitério da Santa Casa reúne mais de 300 obras de valor significativo, sendo apropriadamente considerado um museu ao ar livre. As  obras podem ser classificadas em: tipologia cristã (anjos, crucifixos e pietás), alegórica (representações da dor e pranteadoras), princípios religiosos (representações da fé, coragem, esperança) e cívico-celebrativa, (mausoléus de personalidades políticas).
          

          O Cemitério Evangélico (comunidade germânica) está completando 150 anos em 2012 e faz parte da História do Rio Grande do Sul sob o viés da colonização alemã. Apresenta traços de estilo gótico e a atmosfera é a de um jardim tranquilo e bem cuidado. Reúne igualmente trabalhos em mármore e bronze de grande beleza.
---
Dicas/experiências:
Turismo – Caminhadas orientadas gratuitas pelo centro histórico de Porto Alegre – (site): 
---

Um comentário: