Páginas

Buenos Aires


Espetáculo portenho                                                                                         fotos by: Lais Legg
            Deixei passar várias oportunidades de visitar Buenos Aires (ex-capital do Vice- Reinado do Rio da Prata) nos anos em que morei no Rio Grande do Sul, bem pertinho.
          Descobri  a capital portenha há pouco, quando aceitei um convite para acompanhar amigos. Minha experiência começou de um jeito ruim: depois de comprar umas bobagenzinhas no Free Shop do aeroporto Ezeiza, descobri – já no quarto do hotel – que estava sem um tostão.
        Péssima atitude para qualquer viajante é guardar todo o dinheiro num mesmo local. Sumiu sem que eu tivesse a mínima idéia do que aconteceu. Não sei se perdi para a distração (uma das minhas marcas registradas) ou para os "batedores de carteira" que, em qualquer lugar do mundo, estão de olho nos turistas distraídos. Menos mal, fiquei com o cartão de crédito, tive apoio financeiro e a solidariedade dos meus amigos. Superado o contratempo, saímos às ruas.
Foto (não podia faltar) em frente à Casa Rosada
A cidade é repleta de atrativos instigantes para todos os gostos, distribuídos entre bairros famosos, cada qual com características distintas, basta escolher: La Boca, Recoleta, Puerto Madero, San Telmo.... 
Dividíamos por quatro as despesas de táxi e assim fomos a vários restaurantes. É grande a variedade de ambientes e cardápios. Entre estes, destaque para o El Establo, tradicional e simples, tão bom que retornamos para aproveitar o máximo (carne de primeira, bons vinhos, bons preços). Ficamos num hotel pertinho das Galerias Pacífico e da Calle Florida.
Livraria Ateneo
          
     


          Estava sem dinheiro para compras, bom motivo para ficar passeando pelas ruas. Minha amiga Lais voluntariamente trocou as lojas por passeios a pé comigo. 
  As largas avenidas, a arquitetura neoclássica (mesclada com a influência italiana), as praças, os restaurantes e monumentos, quase tudo tem ares europeus. O bom é que se pode andar a pé pelos principais pontos turísticos.







El Caminito
 Percorremos e atravessamos para lá e para cá a Av. 9 de Julio (uma das mais largas do mundo), tomamos um café na Livraria Ateneo
 Na Recoleta, (região aristocrática, chique, agradável e cara) tomamos um sorvete no Café Bar La Biela (recomendação de um amigo), na esquina da Av. Quintana, que lembra muito Paris. 

Tango de verdade, nas ruas

             No colorido bairro La Boca, na Rua Caminito, talvez a mais famosa de Buenos Aires, posamos para fotos fingindo dançar um tango. 
          O bairro fica nas proximidades do antigo porto (daí advém o epíteto "portenho") e é o berço do tango. O colorido provém da pobreza dos imigrantes genoveses do início do século 20, que aproveitavam as sobras de tinta dos barcos para pintar suas casas. Ali está, ainda, o Estádio La Bombonera, sede do Boca Juniors. Por supuesto, reservamos algumas horas para circular pelas lojas.
---

    No cemitério da Recoleta, encontramos logo na entrada um guia solícito, “seu” Jorge, que nos mostrou os principais monumentos e contou histórias interessantes sobre as ricas famílias que ali enterravam seus mortos.
     O local é considerado um museu por abrigar grande número de obras de arte e os restos mortais de personalidades da política, das artes e das ciências.


monumentos à dor e à saudade 
 Arte em bronze e mármore: 





















      
Túmulo de Evita Perón



                

          Seu Jorge nos indicou o caminho até ao jazigo da Família Duarte. Nem precisava, é um dos locais mais visitados e já havia um grupo olhando as  placas com o nome de Eva Perón. Estava repleto de flores e se vê que estas continuam sendo frequentemente renovadas.










---
O colorido pitoresco do Bairro La Boca
---
Dicas/experiências:
Turismo: site oficial
---

2 comentários:

  1. Que passeio bom, hein? E o Jorge, da Recoleta, sempre dizendo "mira, nena". E o jantar no "La fonda del polo"? Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Ah é, esqueci de mencionar o restaurante.

    ResponderExcluir