Páginas

Sabará, Tirandentes, São João Del Rey (MG)

Lindas Gerais                                                                                                     fotos by: Ira
Ao descer do ônibus, em Sabará (MG),
deparei-me com esta linda cena


      Um itinerário pelas cidades históricas mineiras partindo de Belo Horizonte já começa bem se incluir Sabará, na região metropolitana, a poucos quilômetros da capital. Chega-se à cidadezinha em menos de uma hora de ônibus. 
        Primeiro povoamento das Minas Gerais, surgido de um arraial de bandeirantes ligado à exploração do ouro, Sabará inscreveu seu nome na História do Brasil colonial. A lenda do Sabarabuçu (serra feita de prata e pedras preciosas) fervilhou na imaginação dos aventureiros.
Rua em Sabará (MG)





     Hoje a cidade é um importante destino turístico pelo seu centro preservado e casarões antigos. 





Chafariz do Rosário,
 em Sabará (MG)






     A par de um grande acervo de igrejas setecentistas,  Sabará ainda tem vários chafarizes  da época, sendo mais conhecidos o do Kakende (1757) e o do Rosário, ao lado da igreja do mesmo nome.









Rua em São João del Rey


   


São João del Rey faz parte das cidades mineiras que integram o circuito histórico que mescla extração do ouro e palcos da Inconfidência (ali nasceu Tiradentes) e seu centro histórico também é bastante preservado. 




Igreja de São Francisco,
      em São João del Rey





   
     A impressão que tive, ao circular pelas ruas, foi que todos os caminhos levam a uma igreja. Vi uma profusão de torres por sobre os telhados dos solares e as igrejas, em estilos variados, ficam muito próximas umas das outras.

Maria Fumaça
liga São João Del Rey e Tiradentes (MG)


     Pode-se percorrer o núcleo histórico a pé e, para locais mais afastados, as linhas de ônibus oferecem boa alternativa. Há frequentes linhas de ônibus também para a vizinha cidade de Tiradentes. 









   
Atração bastante procurada pelos turistas é o passeio de Maria Fumaça, que percorre 12 quilômetros de ferrovia até Tiradentes margeando o rio das Mortes e a Serra de São José. Na estação em São João del Rey funciona um museu.






Rua em Tiradentes
     Tendo como cenário ao fundo as encostas da Serra de São José, Tiradentes (fundada em 1702, também ligada à descoberta do ouro), foi uma das regiões que mais teve ouro de superfície na época das explorações e muito de seu brilho ainda reluz na forma de atrativos turísticos: um admirável conjunto arquitetônico preservado (prédios representativos do século 18), artesanato, culinária, museus, passeios de charrete pelas ruas e os passeios de Maria Fumaça à vizinha São João del Rey.
Tiradentes -
passeios tranquilos de charrete pelas ruas.












Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes (MG)
Interior da Matriz, em Tiradentes.
 É muito ouro!




       A cidade recebeu o nome do mais notório dos inconfidentes e atrai turistas do mundo inteiro.
    A fachada da Matriz de Santo Antônio traz formas esculpidas por Aleijadinho e a igreja é considerada a mais rica do Brasil, guardando em seu interior cerca de meia tonelada de ouro. O teto pintado a ouro foi doado pelos mineradores no auge do ciclo do ouro.





---
Mais sobre Minas Gerais, no blog, em: Ouro Preto.
---
Dicas/experiências:
Vista externa do quarto
na Pousada em Tiradentes


Em Tiradentes, fiquei hospedada na Pousada Berço da Liberdade, simpático conjunto arquitetônico de estilo peculiar colonial, com apartamentos individuais, café da manhã (especiarias da cozinha mineira) e vista para a serra de São José, localizada bem pertinho do centro histórico.



Um bacalhau às natas "no capricho".


   
     Entre os atrativos locais, fiquei surpresa com a variedade de restaurantes, incluindo cozinha internacional e ótimos vinhos. 
     Experimentei uma cantina italiana e um restaurante português recém-inaugurado: Luzitânia (bacalhau às natas e, de sobremesa, leite-creme flambado).



  
--- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário