Páginas

Rouen


Um mergulho em atmosfera medieval
                                                                                                                             fotos by: Ira
Ruas em Rouen (França)




Das cidades européias que preservam o aspecto medieval que tive a oportunidade de conhecer, a francesa Rouen, capital da Alta Normandia, foi a que me causou maior impressão. 
Chegar ao seu centro histórico - em poucos minutos a pé, descendo da estação de trem - ver aqueles prédios e casas típicas da arquitetura normanda (meio-tortas, de madeira) me transportou à atmosfera que imagino deveria existir por ali há alguns séculos.







Era início de uma manhã de verão, não havia ainda muitas pessoas pelas ruas. Éramos quase apenas o sol e eu a espiar pelas esquinas, janelas e portas entreabertas. As ruelas estreitas são pontilhadas de estabelecimentos comerciais, restaurantes e produtos de artesanato.





Fui descobrindo os pontos mais importantes aos poucos, enquanto esperava o horário combinado para encontrar minha anfitriã Michele (pura sorte ter conhecido a simpática garota francesa num albergue na Calábria, Rouen ganhou outra dimensão nas minhas referências). 
A cidadezinha constava do meu roteiro original, por vários motivos: pela sonoridade do nome, pela sua importância histórica, por ter sido local de prisão e morte na fogueira da heroína Joana D’Arc, além de ser rota dos pintores impressionistas (eu queria mesmo era ver a famosa catedral pintada em série por Claude Monet) é o lugar em que nasceu o escritor Gustave Flaubert e viveu Guy de Maupassant.










A beleza gótica da catedral de Notre-Dame foi o que me arrastou a Rouen




Catedral de Rouen, por Monet





          

      Fiz vários giros pelo quarteirão a fim de admirar sob todos os ângulos possíveis a catedral cuja fachada foi retratada em dezenas de versões pelo mestre impressionista Oscar-Claude Monet. 
          A série de imagens registra o movimento do sol e as diferentes sombras desenhadas no prédio durante vários horários do dia. 










No interior, igualmente belíssimo, a inscrição em uma das tumbas informa que ali está guardado o coração do rei inglês Ricardo Coração de Leão (um dos heróis das minhas leituras infanto-juvenis).








     A Rua do Grande Relógio é um dos locais que mais atraem na cidade, mantendo constante o fluxo de visitantes e moradores. Parece um grande shopping.
            






















          

               Invadida durante a Segunda Guerra, Rouen sofreu muita destruição com os bombardeios, mas hoje é uma cidade completamente restaurada que proporciona vários atrativos aos turistas:
                   o Grande Relógio (cartão-postal da cidade), as igrejas góticas (entre as quais a catedral de Notre-Dame), as ruelas estreitas que podem ser percorridas a pé, o Museu de Joana D’Arc e passeios de barco entre outros.


---
Dicas/experiências:
Turismo – Informações site oficial:
 Acesso de trem, a 1h10’ de Paris (saindo da Gare Saint-Lazare) ou a 5h de Marselha (TGV).
---


Nenhum comentário:

Postar um comentário