Páginas

Luxemburgo

No coração do Grão-ducado                                                                fotos by: Ira 
Fazia muito frio quando cheguei à pequena Luxemburgo (pouco mais de 2 km²). O país e a Capital (ao Sul) levam o mesmo nome. Por sorte, bastou atravessar uma rua em frente à Estação e eu já estava no Hotel, onde larguei as malas, dei uma rápida olhada nos mapas e saí às ruas. As línguas oficiais são: luxemburguês, francês e alemão. Fui caminhando até o centro histórico, coração do Grão-ducado, inteiramente tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. 

Pelas ruas, deparei-me com uma paisagem deslumbrante, jamais vista pelos meus olhos acostumados a planícies. Fui atravessando pontes (ao todo somam umas 100) suspensas sobre verdadeiros precipícios, admirando colinas aos lados, ao longe e abaixo, num vale de florestas. Pena que era auge do inverno, o verde das árvores estava bem esmaecido.
Pontuando tudo, o Palácio e castelos. Como a gastronomia é um dos pontos fortes da cidade, parei em um restaurante típico para almoçar antes de procurar as atrações históricas.                                                          
                                                                                                                            
                                                          foto by:ecoviagem
Parque, em Luxemburgo

Luxemburgo surgiu em 963 D.C. no alto de um promontório rochoso, como uma fortaleza, provavelmente de origem romana, e foi ganhando novas fortificações ao longo dos séculos. Sempre atraiu interesses militares por causa de sua localização estratégica. A palavra "Lucilinburhuc" é sinônimo para pequena fortaleza.
O centro antigo exibe ainda hoje o que restou das antigas muralhas, enquanto a parte mais moderna tem todas as características de um dos grandes centros políticos e econômicos da Europa. Este contraste é particularmente interessante.
Luxemburgo parece dividida em duas grandes plataformas em desnível: uma superior, agitada e de arquitetura contemporânea, coligada por dezenas de pontes à outra metade. Lá embaixo um vale profundo, com a tranqüilidade e resquícios dos tempos medievais. A cidade é cercada (envolvida) em três lados pelos vales dos rios Petrusse e Alzette, o que dá a ela uma beleza invulgar. Seus extraordinários “pontos de vista” foram cantados por Goethe.
         foto by:ecoviagem
Catedral de Notre-Dame, em Luxemburgo



O contorno da Cathédrale de Notre-Dame, de estrutura gótica, construída entre 1613 e 1621, sobressai na paisagem assim que se chega ao centro histórico. O local abriga o túmulo da família real e o sarcófago do Conde de Luxemburgo.






                                            foto by: Ira
                                       
Ponte Adolphe, Luxemburgo

Na direção oposta, ao final da grande passarela estendida sobre uma espécie de cratera aberta bem no meio da cidade, fica o Palácio do Grão-ducado, totalmente restaurado há poucos anos e uma das principais atrações da cidade. Entre as demais, estão as casamatas (ruínas da fortaleza, túneis e corredores subterrâneos) onde os moradores se refugiaram durante os ataques da II Guerra Mundial.
Luxemburgo integra os países que formaram o Benelux (embrião da Comunidade Econômica Européia). A cidade hospeda, na chamada “zona do euro”, ultramoderna, o Tribunal de Justiça Europeu (edifício mais alto da cidade), o Tribunal de contas Europeu, o Banco Europeu de Investimento e o Secretariado do Parlamento Europeu, entre outros serviços. Ao lado de Estrasburgo e Bruxelas, Luxemburgo é uma das três sedes da União Européia.
                                                                                                            foto by: portugues

---
Dicas/experiências:
Turismo: site oficial de Turismo de Luxemburgo - http://www.ont.lu/
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário