Páginas

Delos (Δήλος)


Ilhas Gregas (II)                                                        fotos by: Isadora Pamplona
Delos, no coração das Cíclades
Do cais do porto de Mykonos partimos para a vizinha Delos, no epicentro do grupo das ilhas gregas chamadas Cíclades, no mar Egeu. A área é um dos mais importantes sítios arqueológicos da Grécia e foi declarada patrimônio da humanidade pela Unesco. 


Pontilhado de ruínas, mas desabitado, o local é frequentemente visitado por turistas que ali chegam atraídos pela sua relevância histórica: na Antiguidade Clássica, Delos sediava a Liga dos aliados das cidades gregas na guerra contra os persas.





Escavações feitas no século 19 revelaram indícios de uma cidade próspera, dotada de templos, palácios e residências imponentes. 



As casas possuíam compartimentos circundados por colunas de mármore e pisos decorados por mosaicos. 
Entre as ruínas, destacam-se os restos de um antigo santuário e de um teatro. Segundo a lenda mitológica, esse foi o lugar onde nasceram os deuses gêmeos Apolo e Artemis. Uma muralha marca os limites do lago em que teria nascido Apolo, o deus do sol. 



Restam apenas cinco (réplicas) dos nove leões, esculpidos em mármore, que protegiam o Lago Sagrado e eles foram recolocados na área chamada Terraço dos Leões.


Delos guarda vestígios do final do período helênico e do início da dominação romana. 




Entre outras atrações, podem ser visitados na ilha o santuário de Apolo e o de Dionísio (com ruínas de monumentos fálicos) e a chamada Casa de Cleópatra, em que restaram duas estátuas decapitadas na entrada e que, acredita-se, representassem os proprietários da suntuosa morada.

Por volta de 700 a. C. a ilha de Delos foi importante centro religioso e, nos séculos 2º. e 3º. a.C., chegou a tornar-se importante centro comercial. 
---
Mais sobre a Grécia (ilhas gregas), no site, em:
Mykonos
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário