Páginas

Agrigento (Sicília, Itália)

Um pedaço da Grécia numa bela ilha da Itália

        Agrigento, na Sicília, é uma típica pequena comuna italiana, daquelas em que tudo fecha ao meio-dia para recomeçar a mostrar sinais de vida no final da tarde. É nessa hora que os garçons começam a polir os copos e ajeitar as mesas, algumas nas calçadas, em frente aos restaurantes. Os casais saem para a missa, os turistas reaparecem e as garotas desfilam fingindo que estão olhando as vitrines.
        Criada entre 582-580 a.C., Agrigento, terra natal de Luigi Pirandello, chegou a ser uma das mais ricas colônias da Magna Grécia e seus sítios arqueológicos testemunham isso. No Vale dos Templos, antigas construções de estilo dórico, datadas dos séculos 5 e 6 a.C., hoje parcialmente restauradas, representam algumas das maiores e bem conservadas fora da Grécia e estão arroladas como Patrimônio da Humanidade.
                                                                                       fotos by: Ira
                       Vale dos Templos                                            
        Agrigento foi disputada e saqueada nas guerras púnicas, esteve nas mãos dos ostrogodos, integrou o Império Bizantino e sofreu bombardeamentos durante a Segunda Guerra. Hoje, é um importante centro turístico especialmente pelo seu rico legado arqueológico, artístico e arquitetônico. Inspirou artistas e escritores, entre os quais Ariosto, Goethe, Maupassant e Alexandre Dumas.
        A cidade tem bons hotéis e muitos restaurantes, um centro histórico interessante, praias paradisíacas (às quais se pode chegar de ônibus local) e um movimentado comércio de roupas, calçados e jóias.
---
Mais sobre a Itália, no blog, em:
Peschiera (Lago di Garda)
---
Dicas/experiências:

Turismo: Vale dos Templos (site em inglês)Reservei um dia, peguei ônibus local. Prepare-se para caminhar bastante sob sol forte, dependendo da época. Precisei comprar chapéu e protetor solar. Desci próximo ao Museu Arqueológico para visitá-lo primeiro, mas não deu muito certo. Saindo dali precisei andar muito (fazia calor) até o local dos principais templos e, chegando lá, descobri  que o valor do ingresso já incluía o ticket de entrada ao museu arqueológico (que eu visitara no início). Na saída do Vale dá para pegar outro ônibus e seguir em direção às praias. 
O Centro Histórico e as praias são boas opções de passeios.

Alojamento(Porta Atenea) (***, b & b) – Achei um pouco difícil me localizar, com os mapas que encontrei na internet, para escolher um local acessível. Optei por ficar próximo à estação de trens para facilitar a locomoção. Na chegada, numa manhã de domingo em que a cidade inteira parecia ainda estar dormindo, tive que andar muito subindo e descendo ladeiras, sem encontrar ninguém a quem pudesse pedir informação. Eu tinha um mapa e confirmei o nome da rua, imensa e que se transformava em ladeiras e ruelas estreitas que levavam direto a uma subida de morro. Só depois de muitas voltas, arrastando mala e mochila, descobri que o hotel ficava a poucos passos da estação, só que para o lado oposto àquele em que eu seguia.
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário